-
Arquitetos: refresh*design
- Área: 230 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
-
Fabricantes: ASA Tiles, Australian Timber Ceilings, Dowell Windows, Finlaysons, Godfrey Hirst, Hekahood, J.Hardie, Johnson Tiles, Laminex, Lysaght, Velux, YDL Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Saoir é uma residência de luxo formada em torno de uma antiga casa em um vibrante subúrbio da cidade de Brisbane, Austrália. Localizado em um pequeno lote de 256 m2 no centro da cidade, com vista para os vizinhos e acesso limitado à luz solar, o projeto maximiza a conexão com o exterior, mantendo a privacidade e o acesso à luz e ventilação - criando uma residência perfeitamente adequada ao clima subtropical de Brisbane.
O projeto é dividido em três volumes distintos, conectados por um elemento de concreto que forma a base para a piscina e a escada. O pátio coberto e localizado centralmente liga a casa original à nova extensão e, através de seu generoso espaço de pé-direito duplo, permite vistas para a casa, gerando uma sensação de leveza e amplitude. A extensão, tomando as qualidades formais da edificação original, é lida como um volume separado que se dirige à rua dos fundos.
As adições contemporâneas são vistas como uma extensão e evolução das originais, com foco nas técnicas artesanais para moldar a forma e a sensação da casa. Uma tonalidade suave é usada por toda parte, ligando os espaços e reforçando a sensação de fluxo, adicionando calor por meio da madeira ao longo do caminho.
Saoir é um exemplo de vida uma luxuosa compactada no centro da cidade, com uma paleta de materiais contida, uso de luz suave e detalhes minimalistas que permitem uma união perfeita entre o antigo e o novo, criando uma casa de família climaticamente responsiva, bonita e, por fim, muito habitável em um pequeno espaço urbano.
Em sua familiaridade e aconchego, SAOIR - a palavra gaélica escocesa para "carpinteiro" torna-se uma casa contemporânea expandida, conectada e abertamente envolvida com seu contexto, clima e história.